Título: Ceará, Rio e Minas fazem protesto contra exame
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/11/2010, Vida, p. A28

Alunos que fizeram o Enem 2010 no Ceará, Rio e Minas protestam hoje contra o que consideram desorganização na aplicação das provas. No Ceará, o protesto pretende reunir mil estudantes às 15 horas, em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. "Resolvemos puxar esse movimento para mostrar nossa indignação contra a desorganização do Enem, que pela segunda vez dá problema", destaca a líder do protesto no Ceará, Tainá Oliveira. No Rio, 300 alunos se manifestaram na tarde de ontem, no centro de Niterói, contra as falhas no Enem. Com narizes de palhaço e cartolinas com a inscrição "Grito dos Enemganados", eles interditaram parte da Avenida Amaral Peixoto, a principal via do centro da cidade, e foram até a Praça do Arariboia, onde queimaram cadernos da prova.

"O que esses alunos estão questionando é a falta de posição concreta do Ministério da Educação. Eles ainda não sabem se a prova será cancelada, se haverá novo teste para os que se sentiram prejudicados, mas terão de enfrentar as provas do vestibular, nesse fim de semana, cercados de incertezas", afirmou o professor de física Bruno de Menezes, de 29 anos, que acompanhou os estudantes no protesto.

O pró-reitor de Assuntos Acadêmicos da Universidade Federal Fluminense, Sidney Mello, recebeu uma comissão de manifestantes e informou se posicionará a respeito do Enem após o MEC definir se a prova será cancelada ou não.