Título: Com mais investimento, custo cairia 11%
Autor: Pereira,Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2010, Economia, p. B8

Para melhorar a logística dos Estados da Amazônia Legal, o Brasil teria de investir R$ 14,1 bilhões em 71 projetos diferentes, que incluem 9 eixos de integração regional. Desse total, R$ 6,8 bilhões (ou 34 projetos) teriam de ser investidos já. O resultado seria uma redução de 11% dos custos logísticos anuais (de R$ 17 bilhões), calcula a consultoria Macrologística.

"Isso significa que o volume investido seria recuperado em menos de quatro anos", afirma Olivier Girard, sócio da empresa e um dos responsáveis pelo estudo, que traçou novas alternativas de transporte para a região. Pela quantidade de rios na região e pelo baixo custo de transporte, o setor hidroviário recebeu atenção especial. Dos 71 projeto, 27 são ligados à hidrovia e somam R$ 4,6 bilhões.

Entre os projetos prioritários, alguns nem têm os estudos iniciados, como é o caso da Hidrovia Juruena-Tapajós, que custaria R$ 1,3 bilhão. Mas, de acordo com os estudos, essa seria a rota mais vantajosa para exportação, tomando como base o norte mato-grossense até Roterdã, na Europa. Trata-se do segundo projeto mais rentável da lista. O primeiro também é de uma hidrovia: a Paraguai-Paraná. Girard afirma que os investimentos de R$ 255 milhões seriam recuperados em 1,9 ano. Entre as rodovias, os projetos mais rentáveis são a BR-364 e a BR-163.