Título: Grécia prepara novo pacote para cortar gastos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2010, Economia, p. B6

País precisa levantar 4,5 bilhões para atingir a meta orçamentária de 2011; objetivo é reduzir o déficit para 7,6% do PIB

A Grécia deve anunciar uma nova série de medidas de austeridade na semana que vem, já que precisa levantar 4,5 bilhões para atingir a meta orçamentária de 2011, disseram duas autoridades do governo. As medidas extraordinárias devem centrar-se em corte de gastos públicos, mas podem incluir também impostos indiretos, acrescentaram.

As novas medidas, que ainda não foram finalizadas, serão incorporadas no orçamento de 2011, que o governo socialista vai apresentar ao Parlamento na quinta-feira. Uma das autoridades falou em condição de anonimato à Dow Jones que as decisões finais sobre cortes específicos serão fechados em discussões de alto escalão do Ministério das Finanças com a delegação da União Europeia, FMI e do Banco Central Europeu.

Segunda-feira, uma delegação do FMI, da União Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) chegará a Atenas para julgar se a Grécia cumpriu suas metas e está apta a receber a terceira parcela de recursos do pacote. Em 2011, a Grécia deve reduzir o déficit para 7,6% do PIB.

"Haverá um grande corte de gastos nas empresas do setor público. Hora extra e bônus serão cortados. Os orçamentos dos ministérios serão reduzidos, as entidades públicas vão se fundir e aquelas que não têm uma proposta real serão fechadas", disse uma segunda autoridade.

Ele acrescentou que os gastos nos hospitais estaduais e municipais serão reduzidos no orçamento do investimento público. Alguns produtos serão incluídos na lista de maior incidência de imposto e o tabaco e as bebidas poderão ter o imposto elevado. Há também comentários de eventual corte nos benefícios aos desempregados.

Em maio, a Grécia evitou o calote de sua dívida após a União Europeia e o FMI liberarem um pacote de ajuda de 110 bilhões. Pelos termos do programa de ajuda, a Grécia se comprometeu a cortar o déficit de seu orçamento este ano em 5,5 ponto porcentual, para 8,1% do PIB.

Um das autoridades disse que o orçamento de 2010 deve ser capaz de reduzir o déficit para "9,3% ou um pouco mais", diante da baixa coleta de impostos e de uma revisão em alta do déficit orçamentário de 2009.

"A evasão fiscal é um problema significante. Em números absolutos, estamos 2 bilhões abaixo da meta para este ano, portanto o déficit orçamentário será revisado e teremos de nos esforçar ainda mais para chegar próximo da meta (de 2011)", disse a fonte.

As autoridades observaram ainda que aparentemente o déficit orçamentário da Grécia em 2009 está agora estimado em mais de 15% do PIB, acima da previsão atual de 13,8%. Na segunda-feira, a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, divulgará os números revisados para o déficit orçamentário de 2009. / DOW JONES NEWSWIRES