Título: Cinco bancos têm interesse em adquirir o Panamericano
Autor: Friedlander, David ; Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2010, Economia, p. B8

Grupo Silvio Santos terá que vender o controle do Panamericano para conseguir honrar parte do empréstimo recebido

Pelo menos cinco bancos demonstraram interesse em comprar a participação de 51% do Grupo Silvio Santos no Banco Panamericano. Num primeiro momento, segundo fonte que acompanha as negociações, as propostas serão analisadas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que emprestou R$ 2,5 bilhões ao Grupo Silvio Santos para cobrir o rombo encontrado nas contas da instituição financeira. Depois, a melhor proposta deve ser encaminhada para avaliação dos acionistas do Panamericano.

"O FGC tem que avaliar primeiro. Afinal, ele precisa ter garantias de que o empréstimo que fez será pago", afirmou. O Grupo Silvio Santos, segundo fontes próximas do negócio, terá que vender o controle do Panamericano para conseguir honrar parte do empréstimo do FGC. Como a Caixa, por meio da CaixaPar, não pode ampliar mais a participação, deve ajudar a encontrar um novo parceiro.

"A Caixa não pensa em vender sua participação. O Panamericano faz parte da estratégia de expandir a capilaridade de crédito. A instituição está melhor do que antes. Tem dinheiro em caixa e mudou toda a gestão", ressaltou a fonte.

Na avaliação de um dos envolvidos no negócio, o Panamericano ainda está sendo visto por algumas instituições financeiras como um bom negócio. Com o aporte de R$ 2,5 bilhões exigido pelo BC, o banco ganhou mais liquidez para ampliar suas operações de crédito. Além disso, a instituição financeira tem mais de 20 mil canais de venda (parceiros) e 200 lojas.

Não são todos que analisam dessa forma. Para Carlos Coradi, presidente da Engenheiros Financeiros & Consultores, ainda não é possível dizer que a compra da participação do Panamericano é um bom negócio. "Ninguém sabe para valer qual é o valor do banco", afirmou. Mas, ele admite que a capilaridade e a carteira da instituição financeira podem ser vistos como atrativo para os investidores.

Para o consultor, no entanto, o ideal no momento é aguardar a apuração mais detalhada do Banco Central sobre a instituição financeira. Na avaliação de Coradi, em outra situação, o BC teria liquidado sem pensar o Panamericano. "Nesse caso acho que houve ingerência de natureza política. Em igualdade de condições, o Panamericano teria sido fechado", frisou.