Título: Caixa tem falha no acesso a site
Autor: Friedlander, David ; Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2010, Economia, p. B8

Internautas não conseguem realizar operações bancárias pela internet desde a semana passada

O site da Caixa Econômica Federal apresenta problemas há pelo menos uma semana. Clientes relataram ao portal de Economia & Negócios do "Estadão" que têm dificuldade para fazer movimentações desde a sexta-feira, 5.

À equipe do E&N, o banco afirmou que "devido ao aumento expressivo nos acessos ao Internet Banking, adotou novas soluções de tecnologia que já vêm minimizando eventuais períodos de instabilidade no sistema". Também disse que "não há risco para os clientes ao utilizar o internet banking".

A Caixa respondeu a mensagem sem informar quais eram os problemas e quando eles surgiram. O banco também não deu uma previsão de data para que o sistema seja normalizado.

Um cliente reclama que "ninguém do suporte tem uma previsão de quando o serviço será normalizado". Outro correntista, o jornalista Milton Nespatti, conta que, ao longo da semana, não teve acesso à conta investimento nem à fatura do cartão de crédito. Só pode fazê-lo ontem.

"Conseguia acessar o site do internet banking, mas não podia fazer nenhuma movimentação na sexta-feira e no início da semana", disse o cliente Fernando Barccari. Ele entrou em contato com a Caixa, mas foi informado que o site voltaria à normalidade na quarta-feira, o que não ocorreu.

O site da Caixa também apresentou um caso de vulnerabilidade nos últimos dias. Um arquivo eletrônico em formato txt que lista o nome de todos os arquivos e pastas do site do banco acabou indo parar na internet.

O fato de o arquivo ter sido exposto publicamente representa "uma vulnerabilidade, mas não é grave", diz o professor de segurança de dados Routo Terada, do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Um especialista poderia usar o arquivo para "alterar algumas palavras que aparecem para o correntista", afirma Terada. "Poderia por um palavrão, fazer molecagem, mas não seria útil para quem quer ver o saldo de alguém ou cometer uma fraude." O arquivo foi descoberto pelo consultor Marcos Flávio Araújo Assunção, por meio de uma busca avançada pelo Google.

Em relação a esse caso, a Caixa disse que "não representa qualquer perigo ou ameaça ao sítio da Caixa ou a seus usuários, pois se trata tão-somente de informação destinada a apoiar, se necessário, a administração da página do banco na internet".