Título: Dengue põe em risco 11 capitais, diz Temporão
Autor: Garcia, Antonio Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/11/2010, Vida, p. A26

Onze capitais estão em alerta para epidemia da dengue e o Ministério da Saúde pôs à disposição R$ 1 bilhão para o combate à doença, afirmou ontem o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Até 16 de outubro foram notificados no País 936.260 casos de dengue clássica, dos quais 14.342 foram graves. O número de mortes foi de 592.

Além de Aracaju, as demais capitais em alerta são Salvador, Palmas, Rio, Maceió, Recife, Goiânia, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória. Ontem, Temporão seguiu para o Ceará e o Piauí; amanhã, ele visita Salvador.

O Nordeste concentra o maior número de municípios sob risco de surto. São 11 - 5 em Pernambuco, 4 no Rio Grande do Norte e 2 na Bahia. Outras 37 cidades estão em alerta e 16 com índice satisfatório - incluindo as capitais São Luís, Teresina e João Pessoa. Na região, 20 municípios estão em fase de conclusão do levantamento.

Após passar o ano com alta incidência de dengue, Minas corre o risco de enfrentar uma grave epidemia com o início do período chuvoso.

Em Belo Horizonte, a prefeitura anunciou pagamento de 14.º salário para agentes de combate que cumprirem metas. O governo estadual anunciou a formação de uma força-tarefa, com a participação do Exército e da Aeronáutica, para tentar conter o avanço dos casos. / COLABOROU MARCELO PORTELA