Título: BC deveria voltar a elevar a Selic o quanto antes
Autor: Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2010, Economia, p. B1

Os últimos sinais do Banco Central indicam que a Selic não deve mais ser elevada neste ano. Entretanto, há riscos no cenário prospectivo de inflação, que sem dúvida justificam o reinício de um aperto monetário o quanto antes.

Nos últimos dois meses notam-se fortes pressões sobre o IPCA, principalmente em função de um choque na oferta de alimentos. Mas há também sinais claros de pressões de demanda. Os núcleos e a inflação de serviços continuam elevados, e não há sinais de que essas pressões serão revertidas no curto prazo. O IPCA deve terminar 2010 quase 1 ponto porcentual acima do centro da meta, deixando uma inércia muito ruim para 2011. Além disso, a alta de inflação corrente recentemente, somada ao fim prematuro do aperto monetário em agosto, tem levado uma parcela grande do mercado a projetar uma inflação mais pressionada no próximo ano, o que levou as expectativas de inflação para acima dos 5%.

A atividade econômica permanece com forte desequilíbrio entre oferta e demanda. Mesmo com a desaceleração da atividade nos últimos dois trimestres, a demanda doméstica continua crescendo em ritmo muito superior à capacidade de oferta, pressionando preços, principalmente de bens não-comercializáveis, como serviços. Isso deve continuar, com a expansão da economia, puxada pelos principais condicionantes de demanda como crédito, emprego e confiança.

Com relação à inflação externa, a situação também não é confortável como um primeiro olhar sugere. Evidentemente, há uma desaceleração da economia mundial, e os preços de bens manufaturados devem continuar baixos. Entretanto, há um claro ciclo de alta de preços de commodities em curso, ligado a problemas de oferta e à forte demanda de países emergentes por esses produtos. Essa situação é intensificada pela depreciação do dólar, que eleva os preços de todos os ativos ao redor do mundo. Ou seja, há justificativa suficiente para que o BC reinicie o ciclo de alta dos juros o quanto antes.

A continuidade da autonomia do BC e do regime de metas de inflação é fundamental para garantir a manutenção da estabilidade de preços, que trouxe tantos benefícios à economia brasileira. Isso significa ter que elevar a Selic nos momentos em que há necessidade, como agora e nas inúmeras vezes que o BC fez isso nos últimos anos.

Economista da Tendências e professor da EESP-FGV