Título: Brasil criou 2,4 milhões de empregos este ano
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2010, Economia, p. B10

É o melhor resultado da história para a criação de empregos formais, segundo dados do Caged; em outubro, foram abertas 204.809 vagas

Mesmo com queda no ritmo de expansão do emprego formal em outubro, as 204.804 vagas de trabalho com carteira assinada criadas no mês aproximaram o governo da meta estipulada para este ano.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem do Ministério do Trabalho, nos dez primeiros meses de 2010 as contratações superaram as demissões em 2,406 milhões, o melhor resultado da história.

Perto do alvo de 2,5 milhões de novos empregos, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse acreditar que o resultado este ano será ainda superior à meta. Confiante na força do mercado de trabalho principalmente nos setores de serviços e comércio, o ministro já projeta um saldo positivo de 3 milhões de vagas no Caged em 2011.

"Teremos um crescimento superior a 8% em relação a este ano", afirmou.

Em outubro, foram 1,620 milhão de contratações e 1,415 milhão de desligamentos. O setor de serviços foi o que registrou o maior saldo, com 86.207 novas vagas, recorde para meses de outubro.

Nos comércios varejista e atacadista, o saldo de novas vagas foi de 81.347 postos, atingindo também um nível inédito para o período.

O saldo de contratações da indústria de transformação, que paga os melhores salários, foi de 46.932. Contudo, segundo Lupi, o ritmo de crescimento da criação de vagas no setor diminuiu, movimento usual para os últimos meses do ano, quando a maior parte das encomendas de Natal já foi distribuída.

As 11.412 vagas criadas em outubro na construção civil, desempenho mais modesto do que nos meses anteriores, também estariam relacionadas com a época do ano, segundo o ministro.

"A proibição legal de contratações por causa do período eleitoral já provoca uma queda. E os empresários que planejam investir preferem esperar 2011 do que iniciar uma obra no fim do ano", argumentou Lupi.

Crescimento disseminado. Todas as regiões do País registraram elevação no número de empregos formais. A região Sudeste obteve o melhor saldo no mês, com a criação de 92.594 postos de trabalho, seguida do Nordeste, com 53.291 novas vagas formais, melhor resultado para a região desde o início da série histórica, em 1992.

São Paulo foi o Estado que registrou o maior saldo de contratações em outubro, com a criação de 55.377 vagas.

Já a região Sul registrou criação líquida de 48.891 empregos em outubro, enquanto a região Norte registrou 7.018 novos postos de trabalho.

Na região Centro-Oeste, o crescimento foi de 3.010 empregos, embora o Estado de Goiás tenha perdido 2.151 postos de trabalho.

O ministro prevê que o desempenho do mês de novembro deve ser bastante positivo.