Título: Petrobrás se frustra novamente na licitação de 28 navios-sonda
Autor: Boghossian, Bruno ; Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2010, Economia, p. B12
Depois de seis adiamentos, a Petrobrás viu ontem frustrada uma nova tentativa de acelerar sua maior licitação em curso: a contratação de 28 navios-sondas, um investimento estimado em torno de US$ 30 bilhões. Para isso, decidiu convocar na última hora os participantes da disputa para a cerimônia de abertura das propostas comerciais.
Segundo fontes, as empresas concorrentes foram avisadas com apenas duas horas de antecedência, o que gerou reclamação entre os presentes ao local. Mas a estratégia da Petrobrás não deu certo. Assim que a estatal anunciou que todas as empresas estavam qualificadas, a comissão de licitação não pode prosseguir com a abertura das propostas porque os participantes não concordaram em abrir mão dos cinco dias considerados no processo para apresentação de recursos administrativos.
O pedido de vistas partiu do consórcio formado por Construtora Norberto Odebrecht, OAS e UTC Engenharia. A Andrade Gutierrez também apoiou o pedido da Odebrecht. Com isso, as empresas terão até quarta-feira para apresentar os recursos. A classificação das sete empresas surpreendeu os concorrentes. A principal dúvida girava em torno do estaleiro Eisa ter conseguido ou não a anuência do Ibama para a construção de sua unidade no Estado de Alagoas.