Título: Grupo Estado amplia sua presença digital
Autor: Ribeiro, Marili
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2010, Negocios, p. B15

Produtos na internet e para smartphones e tablets oferecem alternativas de acesso ao conteúdo do grupo

SÃO PAULO - O Grupo Estado foi pioneiro no iPad, o tablet da Apple. O aplicativo foi lançado em abril deste ano e já está em sua terceira atualização. Nas próximas semanas, será lançada uma versão desenhada pela Cases i Associats, de Barcelona, que também fez o redesenho do jornal.

"Crescemos significantemente, acima do mercado, em todos os indicadores digitais, tanto em audiência quanto em receita", disse Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado. "Nossa estratégia é ter o melhor conteúdo com parcerias nas nossas propriedades e levar, como é o caso do MSN, nosso conteúdo para outras propriedades, com a nossa marca." Em agosto, o Grupo Estado estreou um canal de notícias do grupo no MSN, da Microsoft.

O estadão.com.br conta com um aplicativo para o sistema operacional Android, do Google, presente em vários smartphones e no Galaxy Tab, tablet da Samsung. Nas próximas semanas, será lançado um aplicativo do portal de Economia & Negócios para o Android.

O Grupo Estado lançará também o site Divirta-se, com todo o conteúdo do caderno de lazer e cultura, e o Hiperlocal, que trará notícias e serviços de bairros de São Paulo. O piloto do Hiperlocal começa com Higienópolis. "O Grupo Estado está dando sucessivos passos na difusão do jornalismo e da prestação de serviços em várias plataformas", afirmou Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do grupo.

Segundo o Ibope Netratings, o número de visitantes únicos dos sites de notícias cresceu 20% entre janeiro e outubro. No mesmo período, o estadão.com.br avançou 88%. O faturamento do estadão.com.br subiu 81% entre janeiro e agosto, comparado a um crescimento de 31% do mercado, segundo o projeto Inter-Meios.