Título: Terminais estão despreparados para novos passageiros
Autor: Tereza, Irany ; Gonçalves, Glauber
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/11/2010, Economia, p. B1

Renato Meirelles, do Data Popular, chama a atenção para o despreparo dos funcionários dos aeroportos em atender passageiros de primeira viagem. "É normal que, nesse caso, tudo demore mais: check-in, revista eletrônica, tudo. E a prática que está se tornando comum nos aeroportos é o encaminhamento para o check-in automático, nos totens instalados no saguão, o que piora o transtorno", comenta.

Ele lembra que 80% das viagens das classes da base da pirâmide social têm foco em lazer. Apenas uma pequena parte tem motivação dividida entre trabalho, saúde, compras e outros.

"A maioria viaja a lazer, para visitar a família. Não podemos esquecer que em São Paulo, por exemplo, há 5,5 milhões de nordestinos. São contingentes como estes que estão movimentando os aeroportos", diz Meirelles.