Título: Abin e PF temiam ameaça real do terror
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/11/2010, Internacional, p. A14

Telegramas revelam que, por trás do discurso apaziguador do governo, órgãos de inteligência temiam ações violentas

Genebra

Pelo menos seis telegramas do Departamento de Estado americano publicados pelo WikiLeaks mostram que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal (PF) consideram que a ameaça terrorista no Brasil é real.

Os telegramas oficiais, porém, mostram o esforço do Itamaraty para minimizar a existência do problema, minar projetos políticos e até criticar a Argentina por considerar a tríplice fronteira como um local de atividades terroristas.

Os telegramas, enviados da Embaixada dos EUA em Brasília para informar Washington sobre os acontecimentos no País, revelam como a alta esfera do governo teria feito de tudo para reduzir a visibilidade de algumas das operações. A meta seria a de não estigmatizar a população árabe no País e não afetar a imagem do Brasil no exterior.

Longe da retórica, entretanto, os documentos ainda revelam que algumas autoridades acreditavam que o fato de o Brasil ter sido escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 faria do País um alvo mais atrativo para ataques terroristas.

"Há dois discursos separados no governo brasileiro: politicamente, o Brasil continua a negar a presença e as ameaças de terroristas no Brasil. Já as forças da ordem e inteligência monitoram e cooperam para conter a ameaça", diz um dos telegramas.

"Apesar da retórica negativa do Itamaraty e dos mais altos níveis do governo brasileiro, as forças da ordem no Brasil e as agências de inteligência - principalmente a PF e a Abin - estão cientes do potencial risco de terroristas explorando as condições favoráveis existentes no Brasil para operar", afirmou um dos telegramas./J.C.