Título: Mantega diz que juros no crediário vão aumentar
Autor: Andrade, Renato; Froufe, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2010, Economia, p. B1

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu ontem que os juros cobrados nos empréstimos vão aumentar em função das medidas anunciadas pelo BC. Para ele, as decisões são corretas e importantes para tirar um pouco de liquidez do crédito, que já estaria em um patamar satisfatório. "As medidas vão encarecer um pouco o crédito, mas, no momento, isso é oportuno". As determinações, comentou, estão em linha com as medidas de regulação que vem sendo adotadas pelo G-20 e no Basileia 3.

De acordo com Mantega, que por telefone relatou detalhes da medida à presidente eleita, Dilma Rousseff, o nível de crédito no País não é preocupante e já teria restabelecido seu patamar pré-crise. No entanto, afirmou, as autoridades monetárias estão atentas a qualquer mudança na conjuntura. "O setor privado está aumentando o crédito com força e temos que evitar exageros".

Para o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, "as medida são acertadas e na direção correta. A intenção é moderar o crédito para mantê-lo em nível sustentável".