Título: Brasil reconhece Estado palestino
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2010, Internacional, p. A29

Em nota, Ministério das Relações Exteriores informa que decisão foi tomada em resposta a pedido feito por Abbas em novembro; durante cúpula na Argentina, Amorim afirma que reconhecimento não altera apoio a negociações de paz nem relações com Israel O Brasil anunciou ontem, por meio de nota do Ministério de Relações Exteriores, o reconhecimento de um Estado palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, de 1967. A nota informa que a decisão foi tomada em resposta a um pedido feito em novembro pelo presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas.

Em Mar del Plata, na Argentina, onde participa da Cúpula Ibero-Americana, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, afirmou que o reconhecimento não deve alterar as relações do Brasil com Israel e "a decisão não implica abandonar a convicção de que são imprescindíveis negociações entre israelenses e palestinos, a fim de que se alcancem concessões mútuas sobre questões centrais do conflito".

"O reconhecimento do Estado da Palestina é a melhor maneira de contribuir neste momento para o processo de paz, que está em estancamento", disse. Amorim desembarcou em Mar del Plata para acompanhar Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula. Ao descer do avião, o presidente preferiu não conversar com a imprensa. Mas pediu ao chanceler Amorim que desse esclarecimentos sobre o caso palestino aos correspondentes brasileiros que o aguardavam no aeroporto.

"Muitos outros países, que mantêm relações intensas com Israel, como a Índia e a Rússia, também reconhecem a Palestina. Então, na realidade, é uma mera atualização da posição brasileira", disse o diplomata. "Não deixa de ter um valor simbólico, para justamente fortalecer um processo pacífico para a questão do Oriente Médio. O nosso desejo é o de que haja uma solução pacífica e negociada com base em dois Estados nas fronteiras de 1967."

O chanceler afirmou que o reconhecimento do Brasil, "é mais simbólico do que material". O reconhecimento ocorreu em resposta às gestões palestinas e à carta enviada por Abbas a Lula, no dia 24.

Segundo o ministro, "mais de cem países reconhecem o Estado da Palestina, incluindo todos os países do Bric, que o Brasil integra (com Rússia, Índia e China)". " Todos os países árabes reconhecem a Palestina, um grande número de países do Leste Europeu e vários países latino-americanos, incluindo países da América Central, como a Costa Rica". "Nos últimos anos, estreitamos relações (com os Palestinos), com a abertura do escritório em Ramallah. E, na prática, a representação palestina no já funcionava com uma embaixada".

Segundo o Itamaraty, o reconhecimento do Brasil às fronteiras palestinas de 1967 "é uma iniciativa coerente com a disposição histórica do Brasil de contribuir com o processo de paz e está em consonância com as resoluções da ONU, que exigem o fim da ocupação dos territórios palestinos e a construção de um Estado independente dentro das fronteiras de 4 de junho de 1967".

PARA LEMBRAR

Em 1975, o Brasil reconheceu a OLP como representante do povo palestino. Em 1993, o então presidente Itamar Franco autorizou a abertura de Delegação Especial Palestina. Em 1998, o tratamento concedido à delegação foi equiparado ao de uma embaixada. Em 2004, o Brasil abriu o Escritório de Representação em Ramallah.