Título: Questões exigem reflexão e associação de ideias
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2010, Vida, p. A16

Com uma mistura de questões de múltipla escolha e perguntas abertas, o Pisa procura avaliar a capacidade de leitura, interpretação, associação de informações, resolução de problemas e identificação de fórmulas, processos e conhecimentos. Ou seja, exige muito raciocínio e reflexão do estudante, em detrimento de informações apenas memorizadas.

Um exemplo de questão da prova de leitura traz um desenho de uma escova e um tubo de pasta de dente. E um texto, retirado de uma revista, sobre a melhor maneira de escovar os dentes - comparando o jeito de segurar a escova com o de segurar uma caneta. Há quatro perguntas relacionadas ao texto e à imagem. Um delas questiona, por exemplo, por que o autor menciona a caneta - qual a função dela no texto.

Uma outra questão traz dois adolescentes conversando sobre uma obra literária, com suas respectivas falas. Uma das perguntas pede para o aluno identificar quais são os principais argumentos de cada um deles para defender ou criticar o livro em questão. Na prova de ciência, um dos itens traz um gráfico sobre aquecimento global, com informações sobre emissões de gases do efeito estufa e uma conclusão final. O estudante deve mostrar quais indicativos foram usados para justificar a conclusão