Título: Crédito e reservas afetam dívida
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2010, Economia, p. B5

Para governo reduzir débitos, como promete, é preciso frear liberação de dinheiro subsidiado e compra de moeda, mostra estudo O governo terá de frear o ritmo da ampliação de créditos subsidiados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de acúmulo de reservas internacionais se quiser atingir a meta de redução da dívida líquida como proporção do Produto Interno Bruto (PIB). Se isso não for feito, a taxa básica de juros terá de cair de maneira mais forte para que o objetivo seja alcançado.

Sem essas ações, mesmo que o governo mantenha uma política fiscal rigorosa, reservando anualmente o equivalente a 3,3% do PIB para o pagamento de juros da dívida, a queda na relação entre o endividamento e o total de riquezas produzido no País não será como projetado pela equipe econômica. Essas observações estão no trabalho do economista Sérgio Wulff Gobetti, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo foi premiado pelo Tesouro Nacional como a melhor monografia do ano sobre política fiscal e sustentabilidade do crescimento.

Por conta da modificação da estrutura patrimonial do setor público nos últimos oito anos, provocada pelo forte acúmulo de reservas e expansão do crédito público e do investimento das empresas estatais, o economista definiu uma metodologia para estimar a trajetória da dívida, incorporando essas mudanças. Isso é importante porque os juros que incidem sobre parte dos ativos públicos, como as reservas em moeda estrangeira, são menores do que os pagos pelo Tesouro em seus títulos.

"As projeções de dívida líquida utilizadas na análise de sustentabilidade não serão corretas se não considerarem o impacto do diferencial de juros sobre a estrutura de ativos e passivos", diz o economista. "O aprofundamento ou manutenção da atual estratégia de administração patrimonial produzirá uma taxa de juros implícita crescente nos próximos anos. Isso se materializa em um custo fiscal não desprezível no médio e longo prazo."

Entre dezembro de 2001 e junho de 2010, os créditos com instituições financeiras oficiais cresceram de 0,3% para 6,8% do PIB, enquanto os créditos externos vinculados às reservas internacionais cresceram de 4,5% para 13,1% do PIB. Nesse período, a dívida bruta interna do governo passou de 46,7% para 55,4% do PIB. Já a dívida externa caiu de 13,4% para 3,3% do PIB.

A fórmula adotada pelo governo para estimar a trajetória da dívida líquida no longo prazo indica que se for mantido um superávit primário anual de 3,3% ao longo dos próximos 20 anos, em 2030 o setor público deixará de ter uma dívida líquida e passará a ser credor de algo equivalente a 9,45% do PIB.

Com superávits menores, como 2,8% (usando o desconto do Plano Piloto de Investimentos - PPI) ou de 2,3% (como praticado em 2009), o governo conseguiria reduzir até 2030 a proporção do endividamento frente ao PIB para 5,81% e 21,07%, respectivamente. Pela fórmula desenhada por Gobetti, os resultados são diferentes. Mesmo com um superávit de 3,3% do PIB, a dívida pública estaria em 14,91% do PIB em 2030, por conta dos efeitos sobre o endividamento dos créditos subsidiados já liberados e das reservas acumuladas.