Título: Profissionais melhoram o ambiente de trabalho
Autor: Velluto, Luciele
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2010, Economia, p. B8

A contratação de pessoas mais velhas para trabalhar no setor de call center foi uma alternativa encontrada pelas empresas da área para melhorar o ambiente de trabalho e diminuir a rotatividade do setor. "O pessoal mais velho é mais maduro, melhora o ambiente de trabalho e esse equilíbrio interno é o que traz sustentabilidade para o nosso negócio", afirma Antonio Cláudio Tozzo, superintendente de desenvolvimento da Dedic GPTI, companhia do setor.

Segundo Jarbas Nogueira, presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), a maturidade é vista hoje como vantagem. "Essa é a principal característica desses profissionais. São disciplinados, responsáveis e comprometidos. Isso serve de exemplo e influencia os jovens."

Tozzo também vê vantagens financeiras na contratação desse profissional, pois com menor rotatividade entre admitidos e demitidos, a empresa tem menos custos de rescisão contratual e com o treinamento de novos funcionários. "O absenteísmo é quase zero. E a oportunidade de trabalho é mais valorizada por quem é mais velho", diz. Ainda segundo Tozzo, a tendência do mercado de call center é absorver cada mais esses profissionais maduros.

Para uma pessoa da terceira idade se candidatar a uma vaga no setor de telemarketing, as exigências são ter boa vontade, interesse, saber digitar no computador, além do ensino médio completo, informa Liliana Notarrigo, gerente de relacionamento da Elithe Recursos Humanos.

No momento, a empresa de seleção tem 50 vagas para esses profissionais. "As companhias do setor investem muito em treinamento e capacitação de seus funcionários. Portanto, as exigências não são tantas. Conhecimentos básicos de informática, boa dicção, português correto, educação e paciência são algumas características indispensáveis para se trabalhar como atendente."

A Dedic GPTI é uma das empresas que oferecem treinamento gratuito para interessados de qualquer idade. Se for bem, a pessoa pode ser aproveitada.