Título: Estatal vai encomendar dois navios no exterior
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2011, Economia, p. B4

A Petrobrás vai encomendar no mercado internacional dois navios-plataformas para antecipar a produção no pré-sal da Bacia de Santos. Cada um terá capacidade para produzir 150 mil barris de óleo por dia e mais 8 milhões de metros cúbicos de gás natural a partir de 2014.

Uma das unidades será destinada ao campo de Cernambi, antiga área de Iracema, no Bloco BM-S-11 - o mesmo em que está localizado o campo de Lula (ex-Tupi). A outra unidade integra a primeira fase do desenvolvimento da produção de Guará-Norte, localizado no bloco BMS-09, onde a companhia acabou de começar o Teste de Longa Duração (TLD) de Guará.

De acordo com o diretor financeiro da Petrobrás, Almir Barbassa, não há intenção da companhia de fazer novas antecipações. "Mas estamos sempre olhando o mercado para aproveitar janelas de oportunidades."

Das duas áreas, apenas a primeira já teve sua comercialidade declarada. Cernambi tem reservas de 1,8 bilhão de barris de petróleo. Já Guará está em fase de exploração, que dura até o fim de 2012.

Segundo a Petrobrás, a conversão dos navios em plataformas de petróleo deve ser feita no Brasil, assim como a construção e a integração dos módulos. Ainda segundo o informe, a meta é alcançar um índice de conteúdo local na construção das unidades superior a 65%.