Título: Japão quer comprar a dívida de europeus
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2011, Economia, p. B7
País planeja adquirir 20% de bônus da Linha de Estabilidade Financeira Europeia
O ministro de Finanças do Japão, Yoshihiko Noda, anunciou apoio aos esforços para recuperação da Europa ao dizer que o país planeja comprar mais de 20% dos bônus que serão oferecidos pela Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) neste mês. A EFSF, um fundo de 440 bilhões, foi criado em junho do ano passado para ajudar a financiar resgates financeiros de países endividados da zona do euro.
"A zona do euro está planejando emitir um grande volume de bônus de uma maneira cooperativa no fim deste mês para levantar fundos para ajudar a Irlanda e é apropriado para o Japão, como uma grande economia, comprar parte dos bônus da EFSF para estimular a confiança" nos esforços da Europa, disse Noda. "Nós estamos pensando em comprar mais de 20% do total" de títulos da EFSF que serão emitidos na rodada inicial, acrescentou o ministro japonês.
Apesar de o Japão não ter revelado o tamanho exato da compra de bônus planejada, o jornal japonês "Nikkei" afirmou que o governo vai adquirir cerca de 100 bilhões de ienes (US$ 1,2 bilhão) em papéis. O movimento não deverá afetar diretamente as taxas de câmbio porque o Japão vai usar suas reservas em euros para a compra, segundo o ministro.
Autoridades do Ministério de Finanças japonês disseram à Dow Jones que o governo não vê necessidade de comprar euros no mercado de câmbio para financiar o plano de adquirir bônus da EFSF. "Nós não vamos transformar nossas reservas em dólares em reservas em euros por causa disso e de forma alguma nós vamos vender Treasuries norte-americanos" mantidos nas reservas, afirmou uma das fontes. As autoridades acrescentaram que o Japão ainda não decidiu se comprará bônus da EFSF em rodadas de emissões subsequentes.
A EFSF planeja levantar cerca de 16,5 bilhões (US$ 21,3 bilhões) até 2011 em tranches de 3 bilhões ou 5 bilhões de euros. O plano está sujeito a revisão e autoridades do governo japonês observaram que o total da emissão deste mês está estimado em cerca de 8 bilhões.
China tem interesse. A oferta da EFSF representa uma bem vinda, embora cautelosa, abordagem para ajudar as nações europeias. Lastreados por uma série de garantias de membros da União Europeia, os bônus são classificados com rating triplo A.
Na semana passada, a China afirmou que está interessada em comprar dívida diretamente da Espanha, mas nenhum valor foi divulgado.
A China já comprou bônus da Grécia, o primeiro país atingido pela crise europeia. / DOW JONES NEWS WIRES