Título: Instituto nega diferenciação no atendimento
Autor: Leite, Fabiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2011, Vida, p. A14

Em nota, o Incor afirma que "não há diferenciação no atendimento e tratamento de pacientes - sejam eles do SUS, de convênios ou de recursos particulares - que motive tempos de espera diferentes nas agendas de exames e de consultas". Segundo o texto, "os intervalos entre a data de agendamento de exames e a das consultas médicas, nas quais os resultados dos exames devem ser apresentados, são determinados pela dinâmica interna do sistema. Essa dinâmica, no caso do SUS, resulta num nível alto de admissão de novos pacientes e numa taxa significativamente baixa de alta ambulatorial, isso porque, entre outros fatores, esses pacientes possuem doenças crônicas bastante graves que demandam acompanhamento por toda a vida. A consequência natural desse processo é a ampliação do tempo entre uma consulta e outra. A agenda de exames, por sua vez, acompanha esse ritmo". Já "a dinâmica do sistema privado coloca à disposição do paciente uma ampla gama de opções de serviços".

A nota da instituição ressalta também a "importância dos recursos gerados pelos pacientes que têm convênios ou financiam seu tratamento com renda própria para garantir a prestação de serviços de cada vez mais qualidade à população pelo Incor".

De acordo com a instituição, pacientes particulares ou com convênios representam 20% dos atendimentos - 80% permanecem para o SUS. No entanto, eles contribuem com "parcela importante da arrecadação global do instituto". O hospital informa também que, há mais de uma década, o volume de agendamento de consultas tem crescido, em média, de 5% a 10% ao ano.