Título: Alunos contestam faltas e anulação da redação
Autor: Paraguassu, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2011, Vida, p. A14

Estudantes que constam como "ausentes" e ficaram sem nota em todas as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contestaram ontem a explicação oficial do MEC de que não teriam preenchido corretamente a cor do caderno de perguntas. Foram aplicadas quatro versões da prova, cada uma de uma cor. O tema da redação, porém, foi igual para todos os participantes, independentemente da cor do caderno de perguntas.

Informações no site oficial do Enem indicam que, no caso de não preenchimento da cor ou rasura, apenas a prova objetiva (questões de múltipla escolha) seria anulada. "A não marcação da cor impossibilita a correção e implica na anulação das provas objetivas", diz um texto na seção Perguntas Frequentes. No entanto, os estudantes tiveram também a redação anulada.

"Nada é mencionado sobre isso acarretar problemas à redação, muito menos à própria presença do aluno no dia da prova", reclama o estudante Stefano Lopes. "Mesmo se tivéssemos esquecido (de marcar a cor) como eles alegam, por que a redação seria anulada e presença estaria como ausente?", questiona a estudante Kesia Fim.

O MEC informou que a anulação total está de acordo com artigo 6.8 do edital do Enem - cujo texto não especifica se refere-se à prova inteira. O trecho do edital que trata especificamente dos motivos que levam à possível anulação da redação, a questão da cor não é citada.