Título: Site da Receita aguenta demanda 400 vezes maior
Autor: Paraguassu, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2011, Vida, p. A14

O sistema que recebe inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) continuou ontem a enfrentar problemas por excesso de acessos, mas o site da Receita Federal encara nos dias finais para a entrega das declarações de Imposto de Renda uma demanda quase 400 vezes maior.

Segundo o MEC, a instabilidade no sistema ocorreu por causa de picos de 600 acessos por minuto. Na página do Fisco, o dia com maior tráfego em 2010 contou 340,6 milhões de acessos, o que resulta numa média de 236.547 por minuto. Considerando que a demanda não é igual durante as 24 horas do dia, é provável que o pico de acessos simultâneos tenha sido bem superior.

O tráfego intenso nos últimos dias para a entrega do IR chega a tornar o acesso ao site mais lento, mas não compromete o envio dos dados.

Para tentar contornar a dificuldade de acesso ao Sisu, no início do dia o MEC limitou o tempo que cada candidato poderia ficar conectado ao sistema a 20 minutos. No início da noite, entre 19h30 e 20 horas, tirou o site do ar para tentar implementar melhorias.

Especialistas da área da computação acreditam que um planejamento mais adequado da demanda evitaria problemas como o que está acontecendo com a página do Sisu. "Provavelmente a demanda de acessos foi subdimensionada. Para resolver, precisaria ou de um aumento do número de máquinas onde estão alojados os programas ou um aumento do prazo de inscrição, para distribuir os acessos", disse o professor de engenharia de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli- USP) Márcio Lobo Netto.

"Parece que faltou se programar. Esse tipo de serviço precisa de equipamentos robustos. A questão é que isso custa caro", afirmou João Paulo Papa, professor de computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Como a demanda de acesso às páginas do MEC não é frequente, uma possível solução seria alugar máquinas de terceiros. "Hoje muitas empresas terceirizam, mas isso poderia provocar outro problema, o de deixar dados sigilosos com outras empresas." / COLABOROU L.A.