Título: Falhas derrubam presidente do Inep
Autor: Lordelo, Carlos ; Mortara, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2011, Vida, p. A12

Joaquim Soares Neto, cuja gestão foi marcada por erros no Enem, dará lugar à reitora da UniRio, Malvina Tuttman

A pedagoga Malvina Tuttman, que até anteontem era reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Enem. Ela substituirá Joaquim Soares Neto, que segundo o Ministério da Educação (MEC) havia pedido demissão em dezembro. Sob sua gestão, que durou apenas um ano, aconteceram falhas de impressão e de montagem das provas, erros na folha de resposta e vazamento do tema da redação.

A indicação de Malvina - um dia após uma reunião do ministro Fernando Haddad com a presidente Dilma Rousseff - aponta para a consolidação do novo Enem como ferramenta de seleção unificada para ingresso nas universidades públicas federais. Sob a direção de Malvina, a UniRio foi a primeira universidade a anunciar a adoção do Enem como única forma de acesso à graduação.

Na época do anúncio da mudança, em abril de 2009, a pedagoga declarou considerar importante rever o processo seletivo das universidades. "O modelo de vestibular muitas vezes induz a uma prática pedagógica equivocada do ensino médio, já que este não vem fortalecendo habilidades e competências que permitam aos estudantes analisar criticamente o mundo", afirmou. "Para o aluno, o novo sistema elimina o desgaste de múltiplas provas e também reduz o seu custo financeiro."

Segundo o vice-reitor da UniRio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, a nomeação surpreendeu a própria pedagoga, que esperava que a decisão fosse anunciada no fim do mês. Como expectativa quanto à nova gestão, Jutuca diz que a professora deve imprimir seu próprio modelo de trabalho ao Inep, "fazendo uma gestão participativa, tomando decisões de forma coletiva e utilizando sua visão de pedagoga".

Para o professor, a escolha do Inep foi acertada: "Um reitor de uma universidade pública é o melhor candidato para ficar à frente do Inep, porque ele tem uma percepção melhor da questão da inclusão promovida pelo Enem".

Malvina, de 61 anos, formou-se em Pedagogia em 1976 pela Universidade Santa Úrsula. Em 1981, terminou o mestrado em Educação na PUC-RJ e em 2004 obteve o título de doutora pela Universidade Federal Fluminense com tese que analisou o compromisso social da universidade. Desde 2004, era reitora da UniRio.