Título: Estudantes enfrentam falhas até o último dia
Autor: Alvarez, Luciana ; Mandelli, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2011, Vida, p. A17

Apesar de o MEC ter liberado os motivos da anulação de algumas provas e ter colocado, na página do Enem, um menu para novo cadastro de e-mail e telefone dos alunos que não conseguiam acessar o sistema, o último dia de inscrições para o Sisu foi marcado novamente por problemas. Matheus Nistal, de 19 anos, só conseguiu acessar sua senha - e, portanto, inscrever-se no Sisu - no fim da tarde de ontem, quando faltavam cinco horas para o fim do processo. "Fiquei tentando a semana inteira. Tentei ligar para o MEC, mas a ligação ficava ruim, a atendente não me ouvia. E recebi e-mails de protocolos que não eram meus", diz o estudante, que tenta uma vaga de Engenharia da Computação.

O motivo de ter a redação anulada, que o MEC afirmou ter liberado aos estudantes, não apareceu na página de Maíra de Luca e Lima, de 18 anos (veja a reprodução acima). Ela diz ter feito a redação de forma adequada e não entende o porquê de ter tirado zero. "Levei a redação para professores lerem e todos eles são unânimes em dizer que eu não fugi da proposta", afirma a candidata a uma vaga de Arquitetura.

Por causa da nota zero, ela não consegue vaga na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e nem foi aprovada para a segunda fase da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Também estou prestando a Unesp, que usa a nota do Enem como bônus. Tenho medo de não consegui-lo e ser prejudicada por isso", relata.

Kesia Rodrigues Fim, de Ribeirão Pires, teve o segundo dia anulado, queria uma bolsa do ProUni. Ela procurou a Defensoria Pública, mas só conseguiu marcar uma reunião com o advogado para 1.º de fevereiro. "Foi um ano jogado no lixo. Eu me arrependo de ter tentado, foram tempo e dinheiro - paguei um ano de cursinho - perdidos", lamenta.

Mobilização. Os problemas na nota da redação mobilizaram estudantes na internet. Cerca de 900 candidatos assinaram um abaixo-assinado pedindo a divulgação do texto corrigido. "Tenho a impressão de que eles nem devem ter corrigido algumas redações", afirma Ronalde de Lima Júnior, de 22 anos, um dos organizadores. No Twitter, alunos temiam que algo acontecesse na última hora. É o caso de Lais Passeri, de 22 anos, de São José dos Campos. "Não saí da frente do computador esse tempo todo. Dá medo de ir dormir com a inscrição para Medicina e acordar com uma vaga em Odontologia no Acre".