Título: Prazo dado foi suficiente, diz governo
Autor: Vialli, Andrea
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2011, Vida, p. A28

Segundo o Ministério da Agricultura, processo de credenciamento dos produtores segue [br]cronograma normal

O processo de credenciamento dos produtores de orgânicos está transcorrendo normalmente, na avaliação do Ministério da Agricultura.

De acordo com Rogério Dias, coordenador de Agroecologia da pasta, 5.497 produtores em todo o País já conseguiram o credenciamento para vender seus produtos como o selo Sisorg, do governo federal - o número total de produtores orgânicos no País é estimado em 90 mil, segundo dados do IBGE de 2006.

Na avaliação de Dias, houve atrasos no processo de credenciamento porque as certificadoras demoraram para se cadastrar e enviar a documentação até a data limite de 31/12/2010. "Infelizmente, algumas certificadoras deram entrada no processo de credenciamento na última hora, no final do ano passado", diz.

Dias afirma que as certificadoras tiveram o prazo de um ano para iniciar o credenciamento. Isso porque a lei que regulamentou o setor estava prevista para entrar em vigor em 1.º de janeiro de 2010, mas foi adiada por um ano, tempo necessário para que as instruções normativas para o setor de orgânicos fossem publicadas.

Segundo o coordenador, o processo pode se tornar demorado porque as certificadoras precisam passar por uma avaliação feita pelo Inmetro. "Mas isso não é regra. Teve certificadora que foi credenciada em apenas dois meses", diz.

A Ecocert, uma das três certificadoras de orgânicos que conseguiram se cadastrar a tempo, começou o processo em abril do ano passado. "O processo todo levou cerca de seis meses", diz Luiz Mazzon Neto, diretor-geral da Ecocert Brasil.