Título: Repórteres da Al-Jazira são presos pelo Exército
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2011, Internacional, p. A20-22

O Estado presenciou ontem a detenção de seis jornalistas da rede Al-Jazira, que estavam hospedados no Cairo, no mesmo hotel que a reportagem. Os quartos dos repórteres foram invadidos e vasculhados pelo Exército, seus passaportes e celulares foram tomados e todo material destruído.

Levados pelos soldados, os jornalistas gritavam pedindo que a embaixada de seus países fossem contactadas. Nas mãos dos soldados, foram levadas as câmeras e todo o equipamento da rede Al-Jazira.

"Eles não estão autorizados a trabalhar aqui", disse um dos soldados. "Todas as fitas que encontrarmos serão apagadas", confirmou o militar.

Há dois dias, a rede saiu do ar no Egito depois de ser acusada pelo governo de mentir sobre a crise no país. O prédio de onde operavam foi fechado, e outras emissoras de TV também foram expulsas do país.

A guerra de informação tem sido um dos pilares da crise. Além de desligar todas as redes de internet, o Egito também montou uma estratégia de desinformação. A TV estatal do país exibe imagens de supostos ladrões que invadiram lojas e realizaram saques durante as madrugadas, em vez de noticiar os protestos da oposição que ocuparam a praça central do Cairo.

Para partidos de oposição, essa é uma tentativa do governo de mostrar à população que o maior risco hoje é de sair às ruas.