Título: Polícia captura líder islâmico de madrugada
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2011, Internacional, p. A22

"Não sei se meu pai está vivo ou morto." A declaração é de Abrar Zahar, filha do líder islâmico Sobha Faleh, considerado como uma das cabeças do grupo Irmandade Muçulmana. Ao Estado, Abrar falou por telefone desde Alexandria, onde vive com seu pai e contou o que ela classificou como "a noite mais trágica" em seus 36 anos de vida.

Segundo ela, outras dezenas de conhecidos de seu pai também foram levadas pela polícia na noite de sexta-feira. "Vários companheiros de meu pai também desapareceram e sabemos que muita gente saiu às ruas para protestar e nunca mais voltou", disse Abrar.

"O governo está aproveitando a situação para colocar na prisão e aniquilar todos aqueles que temem que possam ser uma ameaça. Meu pai tem 69 anos e sequer participou da organização dessa manifestação. Tampouco saiu às ruas. Essa manifestação é dos jovens e não da Irmandade Muçulmana", afirmou a filha do líder islâmico. "Mas todos sabem que ela (manifestação) se transformou em uma ocasião ideal para o governo acabar de vez com toda a oposição. O que o governo não entendeu, é que não funcionará." De acordo com Abrar, sete pessoas vestidas como civis entraram em sua casa às 2 horas da manhã.

"Com as armas nas mãos, pediram por meu pai, que foi levado de pijama mesmo", explicou a filha do líder islâmico. "Levaram seu laptop, muitos documentos e fizeram questão de destruir seu quarto inteiro", contou Abrar.

O temor de sua família é que seu pai esteja entre os mais de cem mortos já registrados em todo o país. "O governo não quer a liberdade e não terá limites para adotar a força para impedir que isto ocorra."