Título: Agências de avaliação de risco reduzem nota do Egito
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2011, Internacional, p. A9

Importantes agências rebaixam títulos da dívida egípcia por causa dos distúrbios; FMI diz que está pronto para agir

A Standard & Poor"s e a Moody"s, duas das maiores agências de notações do mundo, anunciaram ontem o rebaixamento dos títulos da dívida soberana do Egito por causa do aumento do risco de calote com os distúrbios. Em resposta, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou estar pronto para ajudar o Cairo.

A degradação da nota do Egito pela Standard & Poor"s foi anunciada pela manhã. Em comunicado, a agência rebaixou o país da categoria "BB+" para a "BB", portanto, ainda no escopo de economias capazes de reembolsar suas dívidas.

O viés da nota, porém, passou a negativo, uma indicação de que novos rebaixamentos podem ocorrer nos próximos três meses, caso o impasse político persista. "Do nosso ponto de vista, a instabilidade política e os distúrbios desacelerarão o crescimento econômico do Egito e afetarão suas finanças públicas", justifica a agência.

Os baixos salários e o aumento dos preços provocam protestos no Egito desde 2004. A economia do país de 80 milhões de pessoas, o mais populoso do mundo árabe, provavelmente cresceu 6,2% no último trimestre de 2010, em comparação com 5,5% nos três meses anteriores. O governo do Egito, entretanto, afirma que precisa crescer pelo menos 7% ao ano para criar empregos suficientes. / COM BLOOMBERG NEWS