Título: Cerca de 100 brasileiros esperam retirada do país
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2011, Internacional, p. A9

À espera dos voos que os levarão para fora do Egito, cerca de cem brasileiros ainda estavam presos no país ontem. A maioria permanece nos hotéis, receosa por causa das constantes manifestações pela queda de Mubarak.

"Não há nada para fazer", disse a brasileira Geyse Mendes. Ela espera finalmente pegar um voo hoje ao Brasil, mas lamenta que não conseguiu ir sequer ver as lojas do Cairo. Com outras 11 brasileiras, ela havia viajado ao Egito para um casamento. A pedido da noiva, cada uma delas comprou uma caixa de uísque para a festa. Mas o casamento acabou cancelado e, ontem, parte da bebida foi consumida em um happy hour.

O Itamaraty não mandou aviões para ajudar na retirada, como fizeram China, Índia e Israel, Mas ajudou pelo menos 21 brasileiros a deixar o Egito no fim de semana, em voos para a Espanha. Os EUA abriram um telefone de emergência para seus cidadãos e, ontem, vans do governo americano percorriam a cidade buscando turistas em diferentes hotéis para embarcá-los em aviões fretados.