Título: Para Obama, transição deve começar agora
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2011, Internacional, p. A9

Em conversa de meia hora com Mubarak, presidente americano exorta ditador a promover reformas ''reais, visíveis e abrangentes''

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou ontem em discurso na Casa Branca que conversou por meia hora com o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Ele teria pressionado o líder egípcio a promover uma transição política ordenada e pacífica, que deve começar "imediatamente".

Evan Vucci/ApSem espera. Obama fala sobre Egito: 'Situação insustentável' Em sua primeira reação após o anúncio de Mubarak de que deixará o cargo após as eleições de setembro, Obama reiterou de que não é papel dos Estados Unidos escolher o próximo líder do Egito. Obama, no entanto, colocou ainda mais pressão sobre Mubarak, um aliado dos EUA há cerca de 30 anos, mas não se juntou às multidões de manifestantes que pedem para que ele saia do poder imediatamente.

"O que está claro, e foi o que eu indiquei hoje ao presidente Mubarak, é a minha crença de que uma transição ordenada deve ser abrangente, deve ser pacífica e deve começar agora", disse Obama, minutos depois de ter uma conversa telefônica com o líder egípcio.

Obama também enviou uma mensagem para a multidão de jovens egípcios que reagiram com raiva ao anúncio de Mubarak de que ele permanecerá no poder até setembro, data das eleições presidenciais no Egito.

"Para as pessoas do Egito, particularmente aos jovens, eu quero ser claro: nós ouvimos as suas vozes. Eu tenho uma convicção firme de que vocês irão determinar seu próprio destino", disse o presidente americano.

Obama também ressaltou o trabalho das Forças Armadas do Egito durante as manifestações e disse que o próprio presidente Mubarak reconhece que o "status quo é insustentável" e é preciso mudar.

"Uma transição ordenada no Egito deve levar em conta eleições livres e justas. Estou confiante de que a população do Egito encontrará a resposta para essa crise", disse.