Título: Indústria tem maior alta em 24 anos
Autor: Saraiva, Alessandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2011, Economia, p. B3

Produção cai em dezembro com concorrência dos importados e efeito dos juros, mas avanço no ano chega a 10,5%, o maior desde 1986

A atividade industrial amargou em dezembro o pior resultado em seis meses. O ambiente de juros altos e de forte concorrência de importados aprofundou a trajetória de queda na produção industrial, de -0,2% para -0,7% de novembro para dezembro. Mas o saldo do ano foi positivo, com alta acumulada de 10,5% em 2010, a maior em 24 anos.

No entanto, a performance positiva em 2010 não melhorou o humor do mercado financeiro, que foi surpreendido negativamente com a queda no fim do ano. Analistas projetavam um aumento de, no mínimo, 0,4% na produção em dezembro.

O uso de uma base de comparação muito baixa, referente a 2009, quando a indústria sofria os efeitos negativos da crise global e mostrou queda de 7,4% na produção (a pior em 19 anos) foi a explicação dos especialistas para o grande salto no ano.

Na prática, a produção industrial mostrou uma "trajetória descendente" na atividade da ao longo de 2010, nas palavras do gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

Ele fez a observação ao comentar a evolução trimestral da produção no ano passado, que subiu 3,1% no primeiro trimestre; avançou 1,1% no segundo trimestre; caiu 0,6% no terceiro trimestre; e recuou 0,1% no quarto trimestre, sempre na comparação com trimestre imediatamente anterior.

Efeito IPI. Macedo lembrou que o primeiro trimestre foi o período em que a indústria ainda se beneficiava da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). "As medidas de isenção fiscal beneficiaram o desempenho de bens duráveis, de bens intermediários, e de capital. Isso ajudou na elevação mostrada no primeiro trimestre, mas esta alta não se manteve", disse. "Houve, claramente, uma redução no ritmo da produção industrial como um todo."

Um dos destaques negativos em dezembro foi a indústria de material eletrônico e equipamento de comunicações, que mostrou queda de 13,3% em dezembro contra novembro, prejudicada pela concorrência com importados e fim de isenção do IPI. "Muito deste recuo tem a ver com desempenho mais fraco de eletrodomésticos, de celulares, e de produtos da linha marrom", acrescentou.

Mau momento. Para o consultor do Instituto de Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) Rogério Souza o resultado de dezembro comprova o mau momento da indústria. Segundo ele, desde abril do ano passado a indústria já mostrava sinais de arrefecimento na atividade, que se aprofundaram em dezembro.

"A indústria não está seguindo o bom comportamento que a economia brasileira mostra como um todo, e perde na concorrência com importados", afirmou. "É um cenário preocupante, e que pode prosseguir em 2011", disse, acrescentando que, em sua avaliação, não existem medidas no momento que possam reverter este quadro no curto prazo.