Título: Alta de commodities é problema dos emergentes, diz Bernanke
Autor: Paraguassu, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2011, Economia, p. B13

Presidente do Fed nega que política dos EUA seja responsável por aumento de preços de alimentos no mundo - O Estado de S.Paulo

WASHINGTON

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, disse que os governos estrangeiros e não o Fed precisam assumir a responsabilidade pelas condições econômicas dentro de suas fronteiras. Ele respondeu a críticas de que os esforços do Fed para estimular a economia dos EUA estão causando aumento nos preços das commodities, sobretudo em economias emergentes.

Alguns emergentes estão crescendo "mais rapidamente do que têm capacidade" e precisam adotar suas próprias decisões independentemente dos EUA sobre que política adotar", disse Bernanke. "Acho que é inteiramente injusto atribuir o excesso de demanda nos mercados emergentes à política monetária dos EUA."

"O acontecimento mais importante globalmente é que o mundo está crescendo mais rapidamente, particularmente em mercados emergentes", afirmou Bernanke em resposta a uma questão após seu discurso no Clube Nacional de Imprensa. Esses países podem usar sua política monetária e ajustar as taxas de juro para lidar com seus problemas de inflação, acrescentou. "Cabe realmente aos mercados emergentes encontrar os instrumentos adequados para equilibrar o próprio crescimento."

Bernanke disse que as limitações à oferta, causadas, por exemplo, pelo mau tempo, juntamente com o aumento da demanda são responsáveis por elevar os preços dos alimentos. O forte crescimento em economias emergentes estão tirando milhões de pessoas da pobreza e levando-as para a classe média, mudando seus hábitos alimentares, disse o presidente do Fed.

G-20. O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse que o G-20 precisa agir para conter a alta das commodities, dizendo haver uma "ampla tendência de aumento dos preços", Segundo ele, há uma demanda de consumo maior por açúcar e carnes nas economias emergentes em rápido crescimento.

"2008 deve ter sido um alerta, mas ainda não estou certo de que todos os países do mundo despertaram para isso", afirmou, referindo-se à elevação dos preços das commodities. "Nós vamos enfrentar uma ampla tendência de alta dos preços das commodities, incluindo os alimentos", disse Zoellick, acrescentando que o G-20 precisa trabalhar para conter a volatilidade dos preços. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS