Título: Prepare-se para novos apagões
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2011, Economia, p. B1

Adriano Pires CONSULTOR DE ENERGIA

O crescimento do consumo de energia, sem investimentos correspondentes na rede de transmissão e distribuição, pode provocar novos apagões no País. A opinião é do consultor Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), que contesta as declarações do governo sobre a confiabilidade do sistema.

Há problemas no sistema de transmissão de energia?

O apagão mostra que o sistema está frágil. Foram dois apagões em menos de dois anos. Faltam investimento e manutenção e modernização de equipamentos, as estatais não estão investindo. O consumo está crescendo e não se investe em modernização de equipamentos e manutenção. Como é que um sistema moderno e seguro permite dois apagões dessa magnitude?

Mas não deveria haver maior fiscalização?

Até hoje ninguém sabe o que aconteceu no caso de Itaipu. Então o governo esconde e fica com esse papo de que o sistema é moderno e seguro.

Então a questão está relacionada ao crescimento do consumo?

Lógico. O consumo do Nordeste foi o que mais cresceu. E não estão investindo em transmissão e distribuição. Então, prepare-se, que cada vez teremos mais esse tipo de apagão. Ano passado não teve por sorte, porque também foram ligadas muitas térmicas e vamos pagar este ano.