Título: Na Indonésia, tradição secular e líderes jovens
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2011, Internacional, p. A14
Revolução que derrubou ditadura de Suharto também contou com um importante papel do Exército, que proporcionou estabilidade na transição
Na Indonésia, o governo autoritário do presidente Hadji Mohamed Suharto, general que estava no poder havia 31 anos, caiu em 1998. Ele também era aliado de longa data dos EUA e sua queda sempre foi profundamente temida pela Casa Branca. No fim, o país muçulmano mais populoso do mundo realizou uma longa e conturbada transição para a democracia e manteve-se como um dos principais parceiros do governo americano.
Thomas Carothers, vice-presidente do Carnegie Endowment for International Peace, aponta a experiência da Indonésia como a perspectiva mais plausível para o futuro do Egito, embora observe que o caminho será difícil.
De acordo com ele, existem algumas semelhanças entre Egito e Indonésia: uma tradição relativamente secular, um forte Exército que, até o momento, recusou-se a reprimir os manifestantes e um levante liderado por jovens e por integrantes da sociedade civil.
Tom Malinowski, da organização Human Rights Watch, também acredita que a "via indonésia" seja a mais provável, uma vez que a restauração da liberdade política no Egito permitiria o surgimento de forças políticas mais moderadas, assim como ocorreu na Indonésia. Os militares egípcios, como os indonésios, possivelmente ajudariam a proporcionar a estabilidade durante a transição.
PARA LEMBRAR
A crise asiática de 1997 enterrou três décadas da ditadura de Suharto na Indonésia. No ano seguinte, distúrbios começaram em várias partes do país, especialmente nas universidades. As queixas eram de corrupção, repressão e penúria econômica. Em maio de 1998, manifestações nas principais cidades indonésias haviam deixado 5 mil mortos - muitos em incêndios que destruíram lojas, escritórios, bancos, mercados e hotéis. Em meio à pressão dos EUA, que pediam sua saída, Suharto renunciou - embora houvesse garantido que ficaria no poder. Após a queda, ele permaneceu no país. Escapou de ser julgado, alegando problemas de saúde, e morreu em 2008.
Longevidade
31 anos Foi quanto durou a ditadura de Suharto na Indonésia (1967- 1998). Acusado de corrupção, não foi julgado por causa da saúde frágil e morreu em 2008
24 anos Foi quanto durou a presidência de Ceausescu na Romênia (1965- 1989). Morreu fuzilado em 1989
37 anos Foi quanto durou o reinado do xá no Irã (1941-1979) - com uma breve interrupção em 1953