Título: Vendida, fazenda vira condomínio
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2011, Economia, p. B1

Em Sorocaba, proprietário não resiste a assédio e vende 134 hectares adquiridos há 60 anos

Depois de seis anos gerenciando a Fazenda Silvana, em Sorocaba, o administrador Jailton Aparecido Pedroso, de 44 anos, prepara a mudança. Ele, a mulher Eidi e o casal de filhos têm algumas semanas para deixar a casa da administração, a única construção que restou em pé na propriedade que já foi uma das mais produtivas da região.

O produtor rural Caetano Rodolfo Cutolo, de São Paulo, não resistiu ao assédio de uma incorporadora e vendeu os últimos 134 hectares do imóvel adquirido há 60 anos. As terras agrícolas serão divididas em lotes e a fazenda vai virar um condomínio.

Cutolo está em tratamento médico e quem falou com a reportagem foi seu genro, o arquiteto Alfredo Bazzaci. Ele contou que o sogro, que é médico aposentado, tinha plano de viver a aposentadoria na propriedade de Sorocaba. " Ali, ele criava um gado muito bom e tinha alta produtividade de milho. Mas a cidade cresceu muito e tudo passou a ser área urbana."

A propriedade ficou sitiada por bairros, indústrias e condomínios residenciais. Com a valorização das terras, o custo de produção também aumentou. "A prefeitura quer cobrar IPTU" .

Nos últimos anos, uma sequência de safras de milho com preços baixos levou o produtor a jogar a toalha. O valor do negócio não foi revelado, mas as terras na região, segundo corretores, valem em torno de R$ 100 mil o hectare.

Segundo Pedroso, o dono reservou para si uma área de seis hectares, para ter uma chácara de recreio. É ali que Pedroso deve permanecer como caseiro, mas ele não sabe se vai se adaptar. "Gosto do campo, das lavouras, do cheiro de gado."