Título: Rossi critica plano para controlar preço de comida
Autor: Landim, Raquel
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2011, Economia, p. B1

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, rebateu a proposta do governo francês de controlar o preço dos alimentos. O comentário foi feito ontem na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo ele, os responsáveis pela alta dos preços dos alimentos são os países desenvolvidos, acostumados a dar altos subsídios a seus produtores. "Não foi o Brasil que introduziu a especulação financeira no mercado de commodities agrícolas, ao contrário. Produzimos com custo baixo e colocamos o produto no mercado a um valor justo. Isso cria problema às culturas altamente subsidiadas", afirma.

Para o ministro, uma das justificativas à alta de preços dos alimentos está no aumento do consumo, inversamente proporcional à oferta. "A demanda está superaquecida pela melhoria de renda nos países emergentes. Como o Brasil é um grande fornecedor mundial de proteínas, pode ter uma recompensa por seu esforço produtivo. Mas não estamos gerando nenhuma pressão (de preço)", garante.

Rossi criticou o ministro da Agricultura francês, Bruno Le Maire, que na sexta-feira passada disse que irá propor na próxima reunião do G-20 (que reúne as 20 maiores economias do mundo) medidas para garantir a segurança alimentar, como a maior transparência sobre os níveis dos estoques globais de alimentos e mecanismos para conter a especulação dos preços. "Enquanto os preços estiveram achatados nenhum presidente francês ou outra autoridade europeia ou americana propôs uma garantia de preço aos produtores dos países em desenvolvimento. Agora que temos o protagonismo produtivo eles querem destruir nossa agricultura a pretexto de manter a deles artificialmente, com subsídios", analisa.