Título: Deputados tucanos exigem explicações do ministro
Autor: Simão, Edna ; Mendes, Karla
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2011, Economia, p. B4

Deputados tucanos apresentaram requerimento cobrando formalmente explicações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre as causas do apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na semana passada.

No requerimento de informações protocolado ontem na Câmara, os deputados Antonio Imbassahy (BA) e Rui Palmeira (AL) querem saber, além dos motivos da interrupção de energia, detalhamento dos investimentos da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) nos últimos oito anos e quais os procedimentos adotados em inspeção e manutenção de todas as estações e subestações sob responsabilidade da estatal no período.

O ministro terá de responder também de que forma se dará o ressarcimento aos usuários e consumidores dos prejuízos provocados pela interrupção no fornecimento de energia. Os parlamentares argumentam que mais de 40 milhões de brasileiros sofreram com o apagão na noite do dia 3 e na madrugada do dia 4 últimos, motivado por uma pane no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá (PE), segundo explicações oficiais.

Imbassahy e Palmeira afirmam que na noite do apagão houve vários incidentes nas capitais. Arrastões em Olinda e no Recife, problemas no atendimento de hospitais do Recife e de abastecimento de água em Alagoas, Bahia e Paraíba, entre outras consequências da interrupção.

Os deputados vão solicitar ao Ministério Público uma investigação dos problemas que provocaram o apagão e o acompanhamento do ressarcimento dos prejuízos. Também vão pedir auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as causas do apagão.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 08/02