Título: Emergentes têm como lidar com alta dos preços, diz Fed de Atlanta
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2011, Economia, p. B9

O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Dennis Lockhart, disse ontem que os países emergentes, como China e Brasil, podem lidar com quaisquer pressões inflacionárias que apareçam em suas economias.

Discursando durante conferência promovida pela Câmara de Comércio do Condado de Calhoun (Alabama), Lockhart afirmou que os bancos centrais dos países emergentes têm as ferramentas necessárias para lidar com a inflação e que não é justo culpar o Fed pela aceleração de pressões inflacionárias fora dos Estados Unidos.

No sistema de rodízio entre os presidentes dos distritos regionais do Fed, Lockhart não está entre aqueles que têm direito a voto nas reuniões de política monetária deste ano.

O presidente do Fed de Atlanta reconheceu que "a ansiedade quanto à inflação está crescendo nos EUA" e ressalvou que as pressões inflacionárias permanecem baixas. Respondendo a uma pergunta da plateia, Lockhart disse acreditar que o Fed tem a "caixa de ferramentas" apropriada para desfazer sua política monetária ultrafrouxa, quando o momento para isso chegar.

Bônus. Ainda ontem, o presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker, disse que o banco central americano deve reconsiderar seriamente sua compra de bônus agora que a economia dos EUA parece mais forte. Lacker, como Lockhart, não é este ano membro votante do comitê de política monetária do Fed.

Lacker espera que a economia cresça perto de 4% este ano, impulsionada pelos robustos gastos dos consumidores. Para ele, os preços ao consumidor devem continuar contidos este ano, apesar do aumento dos preços das commodities. Ele acrescentou que vários indicadores apontam para uma melhora do mercado de trabalho, incluindo o declínio na taxa de desemprego em janeiro. / DOW JONES NEWSWIRES