Título: China invade a praia brasileira
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2011, Economia, p. B4

Com renminbi valorizado, produtos chineses se tornam cada vez mais vantajosos no Brasil

Dois dos mais importantes veículos de comunicação britânicos encontraram na imagem estereotipada da mulher brasileira um exemplo da invasão de produtos chineses: até os biquínis da China estão tomando as praias brasileiras.

A rádio BBC começou e o jornal Financial Times reforçou uma paródia em cima do que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chamou de "guerra cambial internacional".

"Assim, movemo-nos da guerra cambial para a guerra de biquínis", diz o Financial Times. Para a BBC, um dos produtos mais "emblemáticos" do Brasil mostra como a moeda chinesa desvalorizada afeta a indústria brasileira.

A BBC conta a história de uma pequena fabricante de biquínis brasileira que foi surpreendida pela chegada do produto chinês. "Meus grandes concorrentes costumavam ser empresas brasileiras; agora, são as chinesas", disse a dona do negócio.

Moeda fraca. A reportagem do Financial Times saiu um dia após a visita do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Tim Geithner, ao Brasil. Para o jornal, tanto o Brasil como a China deveriam ter interesse na valorização do renminbi. O Brasil, por motivos óbvios: o real forte dificulta a competição com os produtos chineses.

Para a China, a razão é que está entrando muito dinheiro no país asiático, o que faz o banco central local comprar muita moeda estrangeira para manter o renminbi desvalorizado. Outro efeito colateral é que a China sofre com a inflação. O biquíni é apenas um símbolo da disputa comercial. Na semana passada, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a concorrência com os chineses faz 67% dos exportadores brasileiros perderem clientes.