Título: Exército ganha força e cresce risco de golpe
Autor: Sant"Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2011, Internacional, p. A12

Especialistas apontam para novo papel das Forças Armadas após reunião da cúpula militar sem a presença de Mubarak, o comandante-chefe

Quando um porta-voz militar sorridente apareceu na TV para ler o "Comunicado Número 1" anunciando que o Conselho Superior do Exército estava em sessão permanente - na ausência do presidente Hosni Mubarak - parecia um golpe militar clássico. Manifestantes comemoram os relatos sobre a partida iminente do presidente, mas, por enquanto, a tomada de decisões parecer ter voltado aos militares.

A Irmandade Muçulmana, grupo de oposição mais organizado do Egito, disse que aquilo "parecia um golpe militar".

Horas depois, Mubarak veio a público garantir que não deixaria o poder. Não está claro, porém, em que condição o presidente continuará a governar. Para especialistas, na prática ele já teria passado o bastão para seu vice, Omar Suleiman.

"O fato de o Exército ter se reunido sem Mubarak, que é o comandante das Forças Armadas, significa que os militares tomaram o poder e eu espero um anúncio disso em breve", disse Nabil Abdel Fattah, um analista do Centro Al-Ahram de Estudos Políticos e Estratégicos no Cairo.

"O Exército pode a qualquer momento pedir que os manifestantes voltem para casa e, no período seguinte, decidir dissolver o Parlamento e cancelar a Constituição, tornando-se a autoridade legislativa de fato", alerta o especialista.

Fattah previu um governo de transição composto por militares e civis, com um gabinete chefiado por um primeiro-ministro mais jovem "conhecido por sua competência e decência".

"Este é o auge da confusão", disse Hassan Abo Taleb, outro analista do Centro Al-Ahram. "O Exército não quer atropelar a Constituição, senão, ele já teria anunciado clara e abertamente que Mubarak está sendo retirado." Ele disse que o caos no Egito está afetando a coesão das Forças Armadas, cujos líderes precisam considerar três opções.

Militares podem impor a lei marcial, suspender a Constituição e tomar o poder, advertindo manifestantes a deixar a Praça Tahrir ou enfrentarem a força. Eles podem fazer Mubarak passar o poder a Suleiman. Ou instalar um governo de transição.

Qualquer transição seria facilitada se Mubarak usasse seu vasto poder para instituir mudanças constitucionais antes de entregar o país a Suleiman. Se militares assumirem, não há garantias de que assegurarão uma transição para um regime civil, para não dizer, uma democracia.

Todos os quatro presidentes do Egito desde que Gamal Abdel Nasser e os "Oficiais Livres" derrubaram a monarquia apoiada pelos britânicos em 1952 saíram das forças militares. / TRADUÇÃO DE CELSO M. PACIORNIK

CENÁRIOS

Transição via regime Em segundo plano, Mubarak delega poderes ao seu vice, Suleiman, que implementa reformas até eleição de setembro

Gabinete de união Mubarak sai e coalizão, com grupos da oposição, forma poder provisório até eleição

Golpe militar Forças Armadas tomam poder de vez. Transição rumo à democracia fica ameaçada