Título: Guitar Hero deixará de ser produzido
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Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2011, Negocios, p. B12

Queda nas vendas levará fabricante a fechar a divisão responsável pelo jogo de música

APInviável. Licenciamento de canções e harware especial tornam custos do jogo muito altos As perspectivas da Activision Blizzard para o primeiro trimestre ficaram abaixo das expectativas de Wall Street e a empresa fechará sua divisão responsável pelos jogos de música "Guitar Hero". O anúncio causou uma queda de mais de 7% nas ações da empresa na última quarta-feira.

A Activision Blizzard previu receita de US$ 0,70 por ação para o ano, o que fica abaixo da média de US$ 0,83 por ação estimada pelos analistas. "As projeções para 2011 foram muito decepcionantes - bem abaixo do que as pessoas esperavam, já que a empresa tinha um longo histórico de receita crescente", diz Eric Kandler, analista da MKM Partners.

O fechamento da unidade de negócios "Guitar Hero" e a suspensão do desenvolvimento do próximo jogo "Guitar Hero" ocorrerão porque a popularidade dos videogames musicais entrou em queda. Essas duas iniciativas vão fazer com que a Activision Blizzard demita 500 dos seus 7 mil funcionários em todo o mundo.

Em dezembro, a Viacom vendeu a Harmonix Music Systems, produtora responsável pela série de jogos de música "Rock Band", ao grupo de investimento Columbus Nova, e lucrou US$ 200 milhões com a transação.

Sucessos. A despeito da onda de vendas de ações da Activision Blizzard na quarta-feira, alguns investidores, como Harry Rady, vice-presidente de investimento da Rady Asset Management, elogiam a decisão da empresa de reduzir seus esforços quanto a títulos como "Guitar Hero" e concentrar recursos em sucessos como "Call of Duty".

"Sempre que uma empresa se concentra em sua linha de maior sucesso para torná-la melhor e mais lucrativa - cortando um braço para tornar o corpo mais forte -, isso demonstra uma equipe de gestão disciplinada", diz Rady, que detém ações da Activision Blizzard.

Os jogos de música têm produção cara, se incluídos os custos de licenciamento das canções e o custo de fabricação de hardware especial, a exemplo de guitarras plásticas. "Na situação econômica atual, simplesmente não há como gerar lucros com eles", analisou Eric Hirshberg, presidente executivo da Activision Publishing, em conversa telefônica com analistas.

A companhia informou ainda que não vai mais lançar um jogo de skate no próximo ano e que poderá descartar o jogo "True Crime: Hong Kong". A empresa anunciou também uma nova plataforma digital, "Beachhead", que será focada justamente na franquia "Call of Duty".

Desde que foi lançado, em novembro do ano passado, "Call of Duty: Black Ops" já quebrou recordes no varejo, registrando mais de US$ 1 bilhão em vendas. / REUTERS