Título: Facebook e Google querem comprar o Twitter
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2011, Negocios, p. B12

Segundo o ''Wall Street Journal'', conversas entre as empresas estão em estágio preliminar e ofertas chegam a US$ 10 bilhões

Adam Hunger/ReutersEm alta. Segundo avaliações, valor do Twitter, de Biz Stone, mais que dobrou em dois meses O Google e o Facebook, bem como outras companhias, tiveram conversas preliminares com o Twitter sobre uma aquisição que avaliaria a empresa em até US$ 10 bilhões, segundo o "Wall Street Journal".

Em dezembro, o Twitter levantou US$ 200 milhões em capital em uma transação na qual foi avaliado em US$ 3,7 bilhões. A companhia afirmava ter 175 milhões de usuários até setembro.

O Wall Street Journal publicou em seu site que executivos do Twitter haviam tido "conversas preliminares" com executivos do Facebook e do Google, nos últimos meses, sobre uma possível venda da empresa. Mencionando pessoas conhecedoras do assunto, o jornal afirmou que outras companhias promoveram negociações semelhantes.

"Mas o notável é que profissionais financeiros conhecedores do assunto dizem que a discussão, ao menos com alguns dos interessados, envolveu uma avaliação estimada entre US$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões", segundo a reportagem.

O jornal informou que as conversações até o momento não evoluíram e que Google, Facebook e Twitter se recusaram a comentar.

Não importa qual seja a avaliação, o jornal afirma que os executivos e o conselho de administração do Twitter estão trabalhando para construir uma grande companhia independente. "Pessoas conhecedoras da situação afirmam que a companhia acredita que possa atingir um valor de US$ 100 bilhões", segundo o jornal.

Mercado secundário. O Twitter, criado em 2006, faz parte de uma safra de serviços de redes sociais online muito populares, que inclui também Facebook, Zynga e LinkedIn.

O mercado secundário de ações dessas sensações da web, que ainda têm o capital fechado, vem crescendo, e os investidores acompanham de perto as empresas, na esperança de que elas ofereçam ações.

Foi apenas a partir de metade de 2010 que o Twitter começou a oferecer aos interessados uma maneira de veicular publicidade em seu site.

O grupo de pesquisa eMarketer informou no mês passado que o Twitter, que não revela informações financeiras, havia gerado US$ 45 milhões com publicidade em 2010, de acordo com sua estimativa, e planejava faturar US$ 150 milhões com anúncios este ano.

Crescimento. Do ponto de vista de negócios, o Twitter tem muito em comum com Facebook e o site de compras coletivas Groupon, como o crescimento acelerado.

Em fevereiro de 2009, o Twitter valia US$ 250 milhões. Em dezembro daquele ano, US$ 1 bilhão. Em dezembro de 2010, chegou a US$ 3,7 bilhões e, agora, está avaliado entre US$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões.

Para efeito de comparação, o Facebook - que hoje vale US$ 50 bilhões, segundo avaliação do Goldman Sachs - também valia em torno de US$ 10 bilhões até a metade do ano de 2009.

O jornal The Guardian informou que, em 2008, Mark Zuckerberg teria oferecido US$ 500 milhões em ações do Facebook aos fundadores do Twitter para adquirir a companhia. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

PARA LEMBRAR

Criado em 2006, o Twitter foi pensado inicialmente como um serviço para que mensagens de texto via celular (SMS, na sigla em inglês) fossem mandadas para um grupo de pessoas. Vem daí o limite de 140 caracteres por mensagem. Apesar disso, a maior parte das mensagens publicadas pelos usuários do Twitter vem de smartphones, que acessam a internet sem que os textos precisem ser envidados por SMS, ou de computadores. Entre os criadores do site de microblogs está Evan Williams, fundador da Pyra Labs - que desenvolveu o software do Blogger, serviço de blogs.