Título: Analistas preveem volta de autoritarismo
Autor: Sant?Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2011, Internacional, p. A14

Para consultores, atmosfera política no país será mais aberta, mas influência do Exército fará com que a democracia seja limitada

Após uma longa transição, o Egito deve se transformar em uma democracia, com o Exército exercendo enorme influência sobre o país. Alguns analistas mais céticos, porém, não descartam a possibilidade de a região permanecer uma ditadura, sendo um "Mubakarismo sem Mubarak", como escreveu o analista Ellis Goldberg, professor da Universidade de Georgetown e da Universidade Americana do Cairo, em artigo publicado na influente revista Foreign Affairs.

Em Israel e em setores mais conservadores dos EUA, acredita-se ainda que a Irmandade Muçulmana possa tentar instalar um Estado islâmico no Egito. Analistas que conhecem melhor a região afirmam, porém, que os defensores desta tese desconhecem o Egito e a organização islâmica.

Segundo a consultoria de risco político Eurasia, que há meses alertava seus clientes de que este seria o último ano de Mubarak no poder, a transição não será fácil. "Mas os dois lados (militares e oposição) devem chegar a um denominador comum em uma atmosfera política mais aberta, eleições transparentes e o fim do Estado de emergência. O resultado será uma democracia limitada em que as Forças Armadas manterão um importante papel", diz o analista Hani Sabra.

Goldberg não discorda de Sabra, mas avalia que a democracia será ainda mais limitada porque os militares "não querem ver seus interesses econômicos em risco". "O mais provável é que ocorra um lento golpe e o retorno para o autoritarismo militar de décadas atrás", diz. A consultoria Stratfor, que também antecipava a queda de Mubarak, segue na mesma linha e afirma que "o Egito retornou ao modelo de 1952 (quando Gamal Abdul Nasser assumiu o poder) de o Estado ser governado por um conselho de oficiais do Exército. A questão é como os militares dividirão o poder com os civis".