Título: Fermento do bolo inflacionário
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2011, Economia, p. B1

Os sinais de que um movimento inercial começa a afetar o comportamento dos preços indicam dificuldades adicionais no combate ao atual surto inflacionário. Quando as expectativas de alta na inflação futura conseguem contaminar o processo de formação dos preços, só aumentos na oferta ou contrações na demanda são capazes de interromper a trajetória indesejável.

Nos serviços - cabeleireiros, médicos, emprego doméstico, refeições fora de casa etc. -, em especial, as expectativas estão em alta. O que é oferecido no mercado continua como sempre, mas os ofertantes observam altas de preços em sua volta e, compreensivelmente, não querem ficar no fim da fila de reajustes.

Se a inflação é um fenômeno basicamente monetário, elementos estruturais de mercado e de comportamento de massas também interferem em sua trajetória. A expressão comportamental - e social - das altas persistentes de preço é a corrida dos setores econômicos e das categorias profissionais pelos reajustes de seus próprios preços.

É como se desajustes entre oferta e demanda - ou sua tradução em excesso de moeda - fossem a farinha de um bolo em que a corrida pelos reajustes entrasse na receita inflacionária como fermento. Não é possível fazer um bolo sem farinha, apenas com fermento. A função do fermento é fazer a mistura de farinha crescer.

Na presença de desajustes entre oferta e demanda, as expectativas de inflação futura fazem o bolo inflacionário estufar. O raciocínio é fácil de acompanhar: se o cafezinho na padaria ficou mais caro, a escola dos filhos subiu a mensalidade e o transporte público está custando mais e os concorrentes já puxaram seus preços, está mais do que na hora de reajustar os meus.

No caso dos produtos "comercializáveis" - aqueles que podem ser substituídos por importados -, a espiral é mais difícil de se instalar ou nem ocorre, principalmente quando a entrada dos produtos vindos de fora é fácil e seus preços, na moeda local valorizada, rebaixados. Mas, no caso dos serviços o processo é outro. Só a impossibilidade de aumentar os preços, por contração da demanda, com a fuga de clientes, ou ampliação da oferta, com novos concorrentes, atraídos pelas margens de lucro ampliadas do setor, interrompe o processo de alta.

É COLUNISTA DO ESTADAO.COM.BR