Título: TRE cassa mandato de governador de Roraima
Autor: Gomes, Loide
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2011, Nacional, p. A11

O tucano Anchieta Júnior deve ser substituído nesta segunda-feira pelo segundo colocado na eleição de outubro, Neudo Campos, do PP

O Tribunal Regional de Roraima cassou, na tarde de ontem, o mandato do governador Anchieta Júnior (PSDB) e de seu vice Chico Rodrigues (DEM) por uso indevido da Rádio Roraima durante a campanha eleitoral. A rádio pertence à estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo. Dos sete juízes, cinco votaram pela cassação. O advogado de Anchieta, Alex Ladislau, anunciou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

A decisão deve ser aplicada imediatamente. Segundo o presidente do TRE, desembargador Ricardo Oliveira, a diplomação do segundo colocado, o ex-governador Neudo Campos (PP), será nesta segunda-feira, às 9 horas. Imediatamente após, a Assembleia Legislativa dará a posse a Campos.

Consta na ação, que teve parecer favorável do Ministério Público Federal, que o radialista Mário César Balduíno utilizou sistematicamente um programa veiculado todos os dias pela emissora das 7h30 às 8h30 para fazer propaganda negativa contra Neudo Campos e favorável a Anchieta, o que teria influenciado o resultado das eleições. Ele era servidor público estadual lotado na Companhia de Desenvolvimento de Roraima, com salário mensal de R$ 5 mil.

Ontem pela manhã, os TRE já havia cassado, por unanimidade, os mandatos do deputado federal Francisco Vieira Sampaio, o Chico das Verduras (PRP), e do deputado estadual George Melo (PSDC), por compra de votos. Na decisão, os juízes eleitorais determinaram a posse imediata dos suplentes.

Chico das Verduras foi eleito com a menor votação do País e recentemente declarou que optou pela Câmara Federal apenas pelo salário. Não é a primeira vez que ele é punido pelo TRE. Em 2008, quando era deputado estadual, Chico das Verduras foi cassado por abuso de poder político, por ter distribuído sopa às vésperas da eleição de 2006.