Título: Americanos monitoram conquista chinesa
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2011, Economia, p. B6

Apesar do avanço chinês pela África não ter completado uma década, a rivalidade com americanos e europeus já é uma realidade, seja para conquistar o controle de minas, ganhar licitações públicas e manter o apoio político da região com 54 países. Para muitos, a África pode ser mais uma vez o tabuleiro de xadrez onde a China testará sua força contra outras potências.

"A rivalidade é realidade, mas pode ser positiva. Quanto mais gente interessada pela África melhor. O que posso dizer é que hoje os chineses colocam menos exigências para nos ajudar e isso faz a diferença", diz Olusegun Obasanjo, ex-presidente da Nigéria em duas ocasiões e ex-líder golpista nos anos 70.

Telegramas revelados pelo WikiLeaks de comunicações de embaixadas americanas pela África mostram que a conquista do continente pelos chineses vem sendo cuidadosamente monitorada pelos americanos. Em telegrama de fevereiro de 2010, um diplomata americano em Lagos, na Nigéria, aponta como a China tem sido agressiva na África. Mas é o novo estilo que preocupa a diplomacia americana.

O lema dos chineses para ganhar a confiança dos regimes africanos é não questionar seus sistemas políticos, nem falar de eventuais violações aos direitos humanos. Já o Ocidente é acusado pelos africanos de adotar posição cínica de defender os direitos humanos, enquanto por décadas colocou e tirou quem queria do poder, escravizou milhões e pagou migalhas pelos recursos naturais, quando pagou.