Título: Eudora, do Boticário, terá lojas próprias
Autor: Costa, Melina
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2011, Negócios, p. N3

A Eudora, marca criada pelo Grupo Boticário para concorrer diretamente com Avon e Natura no mercado de vendas diretas, também terá lojas próprias. O Estado apurou que pelo menos duas unidades serão abertas em shopping centers de São Paulo - em ambos os casos, os centros comerciais já abrigam lojas da marca O Boticário.

Segundo fontes ligadas à empresa, as primeiras lojas da Eudora pertencem ao grupo - a meta é que sirvam de pontos de apoio para as consultoras que venderão produtos de porta em porta.

O objetivo do Grupo Boticário é manter as duas marcas separadas. A Eudora, que deve ter perfil mais popular, foi estabelecida como unidade independente dentro da holding da companhia, criada há cerca de um ano. Por isso, os franqueados da marca-mãe não deverão, em princípio, ser envolvidos na Eudora.

Para não deixar os mais de 3 mil lojistas de fora das vendas diretas, a empresa hoje desenvolve um piloto com catálogos O Boticário. Segundo a empresa, entretanto, o projeto só deverá ser expandido depois que a marca Eudora estiver consolidada.

Segundo franqueados de O Boticário, alguns lojistas expressaram insatisfação com a popularização de linhas da marca principal nos últimos anos, especialmente a de maquiagem, que teria canibalizado a venda dos produtos tradicionais, afetando as margens dos revendedores. Este tipo de iniciativa mais popular ficaria, a partir de agora, mais ligado à marca Eudora.

Os produtos da nova marca, que deverão chegar ao mercado brasileiro em março ou no início de abril, serão apresentados a jornalistas do setor de moda em evento marcado para amanhã.

Procurado, o Grupo Boticário não concedeu entrevista sobre o assunto.