Título: Acumulação de reservas é outra polêmica no G-20
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/02/2011, Economia, p. B11

A reunião ministerial do G-20 na próxima sexta-feira e no sábado em Paris deve resultar em um acordo sobre os indicadores dos desequilíbrios macroeconômicos mundiais, mas deve dividir os membros do grupo entre desenvolvidos e emergentes em relação a outra questão: a acumulação de reservas internacionais.

Sobre a acumulação de reservas, a França quer que o G-20 chegue a um acordo sobre como reduzir a necessidade de fazer a poupança. Uma das propostas, costurada pelos governos francês e alemão, é de criar normas globais para a acumulação e de coordenar os fundos internacionais e regionais de socorro, a exemplo do que já acontece com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o recém-criado Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (Fesf).

Outro ponto potencial de atrito é a revisão do papel do dólar como única moeda de referência internacional. A França planeja propor o alargamento da cesta de divisas que sustenta os Direitos Especiais de Saque (SDR), com a inclusão de moedas como o yuan, da China.