Título: Petrobrás anuncia nova descoberta no pré-sal
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2011, Economia, p. B5

Reservatório foi encontrado no primeiro bloco perfurado no pré-sal, na área Macunaíma, na Bacia de Santos, mas ainda não há definição do volume

A Petrobrás anunciou ontem nova descoberta no pré-sal na Bacia de Santos, ainda sem volume identificado. O reservatório foi encontrado na área previamente chamada de Macunaíma, localizada no bloco BM-S-10 - próximo ao campo de produção de Lula - onde já havia sido localizada a reserva denominada Parati.

O bloco, operado pela Petrobrás em parceria com a britânica BG (25%) e a portuguesa Partex (10%), foi o primeiro a ser perfurado pela companhia no pré-sal, em 2005. Desde então, o consórcio não perfurou mais na área, dedicando-se ao campo de Lula (ex-Tupi) localizado à sua direita, onde foram encontradas as reservas de 8,5 bilhões de barris. Também trabalhou na exploração de outras áreas que estavam com prazos de desenvolvimento mais apertados com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A nova descoberta foi comprovada por amostragem de óleo em teste feito nos reservatórios com profundidade de cerca de 5.680 metros. Considerando a lâmina d"água da região, os trabalhos são feitos a uma profundidade de mais de 6 mil metros e a 244 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro.

O tipo de óleo, com 26 graus API (medida internacional) é considerado de boa qualidade, bem próximo ao encontrado nas demais áreas do pré-sal de Santos, que têm 28 graus API. Nessa classificação, quando mais próximo de 50 graus, mais leve é o óleo, e consequentemente mais valorizado.

De acordo com a Petrobrás, o consórcio dará continuidade às atividades e investimentos para a avaliação das jazidas descobertas nessa área conforme plano de avaliação aprovado pela ANP, cuja conclusão está prevista para abril de 2012.

Recorde. A estatal não revela quais são as prioridades de perfuração para este ano, mas planeja investir US$ 4 bilhões em sua área de exploração para furar 162 poços. Destes, 53 serão no mar. Será a maior campanha exploratória da Petrobrás em um só ano em toda sua história.

A Bacia de Santos será a maior demandante de novos poços e a prioridade no polo de Tupi deverá ser do bloco BM-S-9, onde estão localizadas as áreas de Carioca, Abaré Oeste e Iguaçu. A Petrobrás tem até o fim de 2011 para declarar a comercialidade destas áreas.

Também presente no BM-S-9, a área de Guará possui prazo estendido para a declaração de sua comercialidade até o fim de 2012. A área de Guará é a única para a qual a Petrobrás fez projeção nesse bloco, de um potencial reservatório de 1,1 bilhão a 2 bilhões de barris.

Números mais exatos deverão ser divulgados ao longo deste ano, quando a companhia der andamento no teste de longa duração (TLD) iniciado na área. Até 2013, o TLD de Guará será substituído pelo sistema piloto, o próximo projeto definitivo do polo a entrar em operação depois do campo de Lula, com previsão de produzir 120 mil barris por dia.