Título: Governo militar egípcio rejeita missão da ONU
Autor: Sant'Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2011, Internacional, p. A16

O novo governo militar egípcio rejeita a entrada de uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Cairo para investigar as violações dos direitos humanos, mortes de manifestantes e abusos contra mais de 120 jornalistas estrangeiros e locais. A informação foi confirmada por Anders Kompass, diretor de operações do Escritório da Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU.

Segundo a organização, os confrontos no Egito antes da queda de Hosni Mubarak deixaram cerca de 300 mortos, mais de 4 mil feridos e dezenas de desaparecidos. Um dos temores é que o relatório leve à conclusão de que os abusos foram cometidos por agentes do governo, provocando expectativas e até obrigações legais para que as mortes e violações sejam levadas ao tribunais.

Um dos pontos negociados por Mubarak seria o de que sua saída não significaria a abertura de um processo contra ele. Após a queda de Mubarak, o controle do país ficou nas mãos dos militares que prometeram conduzir um processo de reformas e uma transição. Mas a relação com a ONU seria o primeiro sinal concreto de que as mudanças poderão ser lentas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.